Oficina 3

Carga horária 02h.

Tema

Instrumentos e critérios avaliativos: possibilidades na Educação profissional.

Objetivo

  • Analisar diversos instrumentos avaliativos, bem como critérios avaliativos possíveis de serem empregados na avaliação de competências na Educação Profissional.

Sugestão para o desenvolvimento

Sugere-se que antes de iniciar o desenvolvimento da oficina de formação o formador leia os textos disponíveis no material de apoio. Ao final do desenvolvimento da atividade também é importante disponibilizá-los aos participantes.

  • Apresentar o vídeo pedagogia e cotidiano escolar (ver material de apoio);
  • Abrir espaço para comentários sobre o vídeo;
  • Exposição, através de slides, sobre os instrumentos e critérios avaliativos possíveis para a Educação Profissional e Tecnológica;
  • Abrir espaço para comentários e questionamentos;
  •  Propor a seguinte atividade: Cada grupo deverá propor um instrumento avaliativo, estabelecendo os objetivos, as circunstâncias em que utilizariam e os critérios de avaliação;
  • Socialização dos instrumentos elaborados;
  • Abrir espaço para comentários

Material de apoio

Textos

  1. Instrumentos e critérios avaliativos: possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológica; [PDF 99 KB]
  2. Instrumentos e critérios avaliativos da aprendizagem; [PDF 298 KB]
  3. Processos de ensinagem na Universidade. [PDF 11 MB]

Vídeo

  1. Pedagogia e cotidiano escolar

Slides

  1. Instrumentos e critérios de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica. [PDF 155 KB]

Avaliação

  1. Participação no debate, contribuindo nas exposições, perguntando, respondendo, questionando;
  2. Capacidade criativa e reflexiva na criação e apresentação do instrumento de avaliação;
  3. Adequação do conteúdo trabalhado com a proposta de atividade;
  4. Riqueza de ideias, organização, execução das atividades propostas;
  5. Capacidade de trabalhar em equipe.