Carga horária 02h.
Tema
Instrumentos e critérios avaliativos: possibilidades na Educação profissional.
Objetivo
- Analisar diversos instrumentos avaliativos, bem como critérios avaliativos possíveis de serem empregados na avaliação de competências na Educação Profissional.
Sugestão para o desenvolvimento
Sugere-se que antes de iniciar o desenvolvimento da oficina de formação o formador leia os textos disponíveis no material de apoio. Ao final do desenvolvimento da atividade também é importante disponibilizá-los aos participantes.
- Apresentar o vídeo pedagogia e cotidiano escolar (ver material de apoio);
- Abrir espaço para comentários sobre o vídeo;
- Exposição, através de slides, sobre os instrumentos e critérios avaliativos possíveis para a Educação Profissional e Tecnológica;
- Abrir espaço para comentários e questionamentos;
- Propor a seguinte atividade: Cada grupo deverá propor um instrumento avaliativo, estabelecendo os objetivos, as circunstâncias em que utilizariam e os critérios de avaliação;
- Socialização dos instrumentos elaborados;
- Abrir espaço para comentários
Material de apoio
Textos
- Instrumentos e critérios avaliativos: possibilidades para a Educação Profissional e Tecnológica; [PDF 99 KB]
- Instrumentos e critérios avaliativos da aprendizagem; [PDF 298 KB]
- Processos de ensinagem na Universidade. [PDF 11 MB]
Vídeo
Slides
Avaliação
- Participação no debate, contribuindo nas exposições, perguntando, respondendo, questionando;
- Capacidade criativa e reflexiva na criação e apresentação do instrumento de avaliação;
- Adequação do conteúdo trabalhado com a proposta de atividade;
- Riqueza de ideias, organização, execução das atividades propostas;
- Capacidade de trabalhar em equipe.