Oficina 2

Carga horária 02h.

Tema

Ressignificando a avaliação da aprendizagem no ensino por competência.

Objetivo

  • Desenvolver um processo reflexivo junto aos participantes acerca da avaliação no ensino baseado em competências.

Sugestões para o desenvolvimento

Sugere-se que antes de iniciar o desenvolvimento da oficina de formação o formador leia os textos disponíveis no material de apoio. Ao final do desenvolvimento da atividade também é importante disponibilizá-los aos participantes.

  • Iniciar a oficina fazendo uma breve retomada sobre as discussões do encontro anterior;
  • Exposição, através de slides, sobre as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica (ver material de apoio);
  • Abrir um espaço para comentários;
  • Solicitar que os participantes se reúnam em grupos, de no máximo 04 pessoas, para discutir sobre a seguinte questão: Considerando que na Educação Profissional o ensino e a aprendizagem estão voltados para a construção de competências, o questionamento que se faz é: como avaliar competências?
  • Fazer a socialização das discussões;
  • Exposição, através de slides, sobre a avaliação da aprendizagem no ensino por competência (ver material de apoio);
  • Abrir um espaço para comentário;

Material de apoio

Textos:

  1. Avaliação educacional: a abordagem por competências (Claisy Maria Marinho – AraujoMauro Luiz Rabelo); [PDF 318 KB]
  2. Competências na Educação Profissional – é possível avaliá-las?  (Lea Depresbitéris); [PDF 598 KB]

Slides:

  1. Especificidades da Educação Profissional e Tecnológica; [PDF 213 KB]
  2. A avaliação no ensino por competências. [PDF 165 KB]

Avaliação

  1. Participação nos debates