Oficina 1

Carga horária: 2 Horas.

Tema

A avaliação da aprendizagem como uma prática formativa: tipos de avaliação.

Objetivo

  • Discutir a avaliação da aprendizagem na perspectiva da avaliação de caráter qualitativo, diagnóstico e contínuo em todo o processo ensino e aprendizagem.

Sugestões para o desenvolvimento

Sugere-se que antes de iniciar o desenvolvimento da oficina de formação o formador leia os textos e assista os vídeos que estão no material de apoio. Ao final do desenvolvimento da atividade também é importante disponibilizá-los aos participantes.

  • Trabalhar com o TED.
    • Watch – Assistir ao vídeo;
    • Think – Fazer um brainstorming a partir do vídeo e das duas;perguntas que estão no think;
    • Dig Deeper – Ouvir a história sobre o julgamento da avaliação;
  • Abrir um espaço para comentários e reflexões sobre a história;
  • Apresentar o quadro abaixo sobre as modalidades de avaliação
Modalidade (Tipo) Função Propósito (Para que usar) Época (quando aplicar)
Diagnóstica Diagnosticar – Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. – Detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar as causas. Início do ano ou semestre letivo; ou no início de uma unidade de ensino.
Formativa Controlar – Constatar se os objetivos foram alcançados. – Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem. Durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino aprendizagem.
Somativa Classificar  Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos Ao final de um ano ou semestre letivo; ou ao final de uma unidade de ensino
Fonte: Haydt (1997) 
  • Em pequenos grupos criar um final para a história apresentada no início da atividade dando exemplos da importância das funções da avaliação, conforme o promotor pediu para a testemunha;
  • Apresentar ao grande grupo;
  • Sugerir a leitura do restante da história “A avaliação em julgamento – culpada ou inocente?” disponível no TED.

Material de apoio:

Textos:

1. Tipificação da avaliação em Educação: uma questão epistemológica.

2. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica; [PDF 227 KB]

3. Avaliação em questão: Perrenoud e Luckesi; [PDF 183 KB]

Vídeos:

1. Jussara Hoffman e a avaliação mediadora

2. A Avaliação da aprendizagem – Cipriano Luckesi

Avaliação:

Participação no debate

Atividade em grupo: criação do final da história e apresentação