Carga horária: 2 Horas.
Tema
A avaliação da aprendizagem como uma prática formativa: tipos de avaliação.
Objetivo
- Discutir a avaliação da aprendizagem na perspectiva da avaliação de caráter qualitativo, diagnóstico e contínuo em todo o processo ensino e aprendizagem.
Sugestões para o desenvolvimento
Sugere-se que antes de iniciar o desenvolvimento da oficina de formação o formador leia os textos e assista os vídeos que estão no material de apoio. Ao final do desenvolvimento da atividade também é importante disponibilizá-los aos participantes.
- Trabalhar com o TED.
- Watch – Assistir ao vídeo;
- Think – Fazer um brainstorming a partir do vídeo e das duas;perguntas que estão no think;
- Dig Deeper – Ouvir a história sobre o julgamento da avaliação;
- Abrir um espaço para comentários e reflexões sobre a história;
- Apresentar o quadro abaixo sobre as modalidades de avaliação
Modalidade (Tipo) | Função | Propósito (Para que usar) | Época (quando aplicar) |
Diagnóstica | Diagnosticar | – Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. – Detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar as causas. | Início do ano ou semestre letivo; ou no início de uma unidade de ensino. |
Formativa | Controlar | – Constatar se os objetivos foram alcançados. – Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem. | Durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino aprendizagem. |
Somativa | Classificar | Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos | Ao final de um ano ou semestre letivo; ou ao final de uma unidade de ensino |
Fonte: Haydt (1997)
- Em pequenos grupos criar um final para a história apresentada no início da atividade dando exemplos da importância das funções da avaliação, conforme o promotor pediu para a testemunha;
- Apresentar ao grande grupo;
- Sugerir a leitura do restante da história “A avaliação em julgamento – culpada ou inocente?” disponível no TED.
Material de apoio:
Textos:
1. Tipificação da avaliação em Educação: uma questão epistemológica.
2. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica; [PDF 227 KB]
3. Avaliação em questão: Perrenoud e Luckesi; [PDF 183 KB]
Vídeos:
1. Jussara Hoffman e a avaliação mediadora
2. A Avaliação da aprendizagem – Cipriano Luckesi
Avaliação:
Participação no debate
Atividade em grupo: criação do final da história e apresentação