Seja bem-vindo(a)!

Como parte dos requisitos de um Mestrado Profissional, toda pesquisa deve apresentar um produto educacional. Optei por desenvolver, para minha pesquisa, intitulada “A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de formação docente a partir da percepção dos sujeitos dos Cursos Técnicos Subsequentes do IFSC – Campus Caçador.”, oficinas de formação docente com o propósito de refletirmos sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Esse processo formativo foi desenvolvido em três oficinas de duas horas cada uma, nas quais trabalhamos com diferentes temáticas. Utilizamo-nos de uma metodologia baseada na colaboração, diálogo, participação e na interação entre os sujeitos participantes.

Criamos esse espaço para compartilhar com professores e equipes pedagógicas que atuam na Educação Profissional e Tecnológica essas oficinas. Dessa forma, aqui você encontrará o roteiro para o desenvolvimento da atividade formativa, o qual apresenta para cada encontro: objetivo, sugestões metodológicas, material de apoio e avaliação, além de um texto inicial onde se discute a formação docente e a avaliação como uma ação necessária. Disponibilizamos ainda, sugestões de leituras para aprofundar o tema.

Queremos que você se sinta à vontade neste espaço e que aproveite o material para disseminar a proposta de refletir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional como uma prática formativa. Ah, não esqueça de utilizar o espaço de contato para deixar seu recado ou questionamento em caso de dúvida.

Luciane da Costa Campolin

Aluna

Graduada em Letras. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica.

Dra. Gislene Miotto Catolino Raymundo

Orientadora

Graduada em Pedagogia. Mestre em Fundamentos da Educação. Doutora em Educação.

Leandro Souza de Matos

Desenvolvedor do site

Analista de Tecnologia da Informação. Graduado em Ciência da Computação.